Instituto Ambiental Vale do Rio Preto
Contato
(32) 9968 9305
(32) 8435 0132
(21)9268 6783
(21) 2278 6198

[email protected]

 





 

Informações sobre o IAVARP

A convicção dos proprietários de que a melhor contribuição da RPPN São Lourenço do Funil para a solução das questões centrais relativas aos ecossistemas da região dar-se-á através do incentivo à criação de novas RPPNs e da estruturação e do pleno funcionamento do recém criado (11/12/2006) Instituto Ambiental Vale do Rio Preto-IAVARP.

Quanto à estruturação do IAVARP, que tem dentre os seus objetivos o desenvolvimento de ações de defesa do meio ambiente, de educação ambiental e de busca coletiva de alternativas sustentáveis às formas de exploração econômica adotadas pelas comunidades locais, por limitações financeiras, não tem sido possível avançar muito. Deverá desenvolver-se segundo duas etapas: inicialmente funcionará, como vem acontecendo, em antiga e modesta casa da fazenda, ora em obras de manutenção e ampliação, com recursos dos proprietários. Em seguida, iniciar-se-á uma fase de captação de recursos para a execução de projeto arquitetônico já elaborado pela Arquiteta Priscila Cruz Lima da Silva, com previsão de instalações para pesquisa científica (biblioteca, herbário, laboratório de botânica etc.), ações de educação ambiental (salas de aula, auditório etc.) e área de acolhida de pesquisadores e visitantes (alojamentos, chalés, áreas de lazer, áreas de serviço etc.).

Na região, a criação de RPPNs, reveste-se de particular importância em função da maior parte das terras serem de posse e domínio privados e do excessivo parcelamento do solo o que dificulta sobremaneira a criação de grandes unidades de conservação por parte do Governo.

Com relação à criação de novas RPPNs, as perspectivas são bastante auspiciosas tendo em vista a receptividade das comunidades locais a essa idéia. Recentemente tivemos a satisfação de saber da aprovação pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (atualmente uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Conservação Internacional e a The Nature Conservancy), de projeto elaborado pela equipe do IAVARP e apresentado através da ARPEMG, em parceria com a APN/RJ, o que viabilizará a criação de 11 (onze) RPPNs, das quais 10 (dez) no Vale do Rio Preto (5, em Rio Preto/MG; 2, em Santa Rita de Jacutinga/MG e 3, em Valença/RJ) e 1 (uma) em Cruzília/MG. Este projeto propiciará um fato senão inédito, pelo menos raro: o trabalho conjunto de duas associações estaduais de RPPNs, num ecossistema que transcende fronteiras políticas, envolvendo dois Estados e três Municípios.

O IAVARP é entidade registrada no Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas (CEEA) e no cadastro de convenentes do Estado de Minas Gerais, além de ser também filiado à Rede de Ongs da Mata Atlântica e membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros Rio Preto e Paraibuna..


Voltar