SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

       Escolhemos a Santa Casa de Misericórdia para esta primeira matéria por fazer parte da nossa história e da região. Desde a sua fundação, em 1886, ela está localizada no mesmo endereço: rua Dr. Esperidião, n º.273, centro. Ocupa um belo casario de janelas amplas que conta com 31 cômodos, dos quais 23 são leitos.

       Pelos seus préstimos indispensáveis, foi declarada de utilidade pública Federal em 07/02/97 e está inscrita no Conselho Social de Assistência Social de Belo Horizonte. Além da população riopretana, o seu atendimento médico e laboratorial estende-se aos moradores de Parapeúna (distrito de Valença-RJ) e Santa Bárbara do Monte Verde, cidade vizinha a nossa.
     Escolhemos a Santa Casa de Misericórdia também para esta primeira matéria porque ela vem atravessando uma séria crise financeira. Para ajudá-la, basta ser um Irmão (ela é administrada pela Irmandade Santa Isabel, composta de irmãos e que tem hoje, como provedora, a Sra. Dirce de Souza Lima Vieira). A Irmandade fornece recibo para aqueles que contribuem com dinheiro e querem o seu abatimento na declaração do Imposto de Renda.
Texto: Adriano